Festival de Inverno

O Festival de Inverno da Serra da Canastra teve sua primeira edição realizada no ano de 2010, com a presença de Luis Salgado, Trem das Gerais, Emcantar e Edson Denizard Dillah. As apresentações ocorreram nos dias 02 e 03/07/2010, além das atrações externas apresentou-se o grupo de Folia de Reis da região dos Leites.
A segunda edição do Festival de Inverno desviou-se e foi realizada em sua maior parte em Araxá, Tapira e no povoado e São João Batista da Serra da Canastra, foi realizado entre 26 e 28/08/2011.
A terceira edição do Festival de Inverno da Serra da Canastra retornou ao seu ponto de origem e foi realizado na praça principal de São Roque de Minas, foram expostos produtos regionais, com destaque para o Queijo Canastra. No dia 12/07/13 apresentou-se Luis Salgado Grupo Expresso Caipira e no dia 13, Renato Teixeira e Banda tornaram inesquecível a segunda noite, a praça completamente lotada, todos cantando juntos.

Folia de Reis

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades http://pt.wikipedia.org/wiki/Folia_de_Reis

Festa de São Roque

A festa conta com novena realizada nas comunidades, barracas e comidas típicas, queima de fogos, alvorada, missas todos os dias, programação infantil, grupos de oração, grupos de jovens, procissões, entre outros. Ocorre todos os anos no mês de agosto e é promovida pela paróquia municipal de São Roque de Minas.

São Roque (1295 d.c – 1327 d.c) é um santo da Igreja Católica Romana, protege contra a peste e é padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas. A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo orago de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães. A sua festa celebra-se no dia 16 de Agosto.

A Zagaia

Muito antes da criação do PN da Serra da Canastra, a região era ocupada por fazendas em que a principal atividade era a criação de gado bovino. Em determinadas épocas do ano os rebanhos eram conduzidos para o mercado mais próximo, na região de Sacramento. Um trajeto longo, em que os peões passavam dias viajando. Próximo a Desemboque, o único local para descanso era esta fazenda, que também funcionava como estalagem. O peões e mineiros que por ali passavam ficavam hospedados na ida e na volta. A primeira parte da viagem transcorria sem maiores problemas, mas na volta, já com o dinheiro da venda do gado, eram convidados pelos proprietários da fazenda a pernoitarem no quarto maior pelo preço do menor, sem saber que escondida no teto, uma zagaia estava pronta para ser lançada sobre os incautos viajantes. A Zagaia consistia de uma peça de madeira com grande quantidade de pontas de ferro e era amarrada logo acima da cama, bem próxima do telhado. A outra ponta da corda ficava no quarto ao lado, aonde esperavam os bandidos. Ao escutar o viajante se mexendo na palha da cama, soltavam a corda e zagaia despencava, cravando suas pontas no cliente adormecido. Depois de roubar-lhe todos os pertences e dinheiro, jogavam o corpo em um precipício nos fundos da fazenda. Certa feita, um peão presenteou uma das escravas da fazenda com um rolo de fumo na sua viagem de ida. Condoida com a possibilidade de ver seu benfeitor morrer, já em seu retorno, a escrava o avisou da armadilha e se escondendo em outro ponto do quarto, o peão aguardou que os bandidos acionassem a Zagaia e depois matou a todos terminando com uma longa série de assassinatos. A fazenda ainda existe mas está em más condições.

Festa do Queijo

Shows, exposição, rodeio, escolha da Rainha do Queijo e do melhor queijo Canastra, foi realizada por muitos anos e reunia gente de vários municípios no entorno de São Roque de Minas. Tradição interrompida por motivos não explicados, esperamos que seja retomada o mais breve possível.

Pousada Barcelos ltda - Avenida Vicente Picardi 189 - São Roque de Minas - Minas Gerais - CEP 37928-000 - 37 3433 1216 / 37 988 480 014 - pousada@barcelos.tur.br