A Serra da Canastra e o Parque Nacional

Situada no sudoeste do estado de Minas Gerais, a Serra da Canastra é pródiga em atrativos naturais como cachoeiras e grutas além de paisagens de tirar o fôlego. Pouco divulgada e até pouco tempo com acesso limitado por conta das estradas de terra, a Serra da Canastra vem aos poucos sendo descoberta e valorizada pelos brasileiros. A flora e a fauna complementam as belezas naturais, com espécies endêmicas e muitas ameaçadas de extinção como o pato-mergulhão e o tatu-canastra. A região é divisora de águas das bacias do rio São Francisco e do rio Paraná, com altitudes variando entre 900m e 1600m, a vegetação se alterna entre campos rupestres, cerrado, matas ciliares e matas de galeria, com espécies típicas de mata atlântica.
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 com o objetivo principal de proteger as nascentes do rio São Francisco. Sua portaria principal fica a 6,5km da Pousada Barcelos, do decreto inicial de mais de 200.000ha, 71.525ha foram desapropriados e estão regularizados.

Cachoeiras, grutas e trilhas

Na Serra da Canastra, dentro da área do Parque Nacional e no seu entorno, existem mais de 40 cachoeiras. As cachoeiras dentro do parque, no Capão Forro e n RPPN do Cerradão estão sinalizadas e podem ser encontradas sem dificuldade. Como os leitos dos riachos são de pedra, as águas são transparentes durante todo o ano, mas há que se tomar cuidado nos períodos de chuva por conta de enchentes repentinas.

Queijo Canastra

De fabricação artesanal é um tipo de queijo minas que, na região Centro-Oeste tem o nome de Canastra. É produzido com o leite de vaca, tendo sabor diferenciado, obtido a partir dos pingos de água (soro) que escorrem do queijo ressecado com sal grosso, que são misturados ao leite da produção seguinte. Essa combinação dá sabor, textura e aroma ao queijo canastra. O queijo Canastra típico, que foi tombado pelo Iphan e é reconhecido como tal pelas associações de produtores da região, levando a denominação de “Queijo Minas Artesanal da Canastra”, além de ser feito nos municípios que compõem a região tem, como ingredientes obrigatórios, o leite de vaca, cru e integral, a cultura láctea natural (chamada “pingo”), o coalho e o sal.

Observação de aves

O Birdwatching, observação de aves, é uma atividade antiga com grande número de adeptos na América do Norte e Europa. O Brasil, com mais de 1800 espécies em sua avifauna, é um destino muito procurado pelos "Birders". Aos poucos os brasileiros vem descobrindo que a atividade de observar, identificar e eventualmente fotografar as aves é muito prazerosa. As mais de 300 espécies diferentes fazem do Parque Nacional da Serra da Canastra um destino muito procurado. O Pato Mergulhão (Mergus octosetaceus) é um dos mais procurados.

Pousada Barcelos ltda - Avenida Vicente Picardi 189 - São Roque de Minas - Minas Gerais - CEP 37928-000 - 37 3433-1216 / 8855-1377 - pousada@barcelos.tur.br